sábado, 29 de abril de 2017

RELÓGIO DO SOL


     Dia 26 de abril tivemos mais um encontro com os membros do CAIN (Clube de astronomia Isaac Newton), onde tivemos um dia maravilhoso com nossa sala repleta de jovens querendo aprender mais sobre astronomia.
     Assistimos há uma palestra ministrada pelos professores Dennys Herculano e Cássio Fagundes, o assunto tratado nesse encontro foi o "Relógio de Sol", que há 1500 aC os Gregos começaram a utiliza-lo para conseguir medir o tempo. Depois da palestra, fizemos observação do espaço, em uma noite de céu aberto e estrelado, conseguimos visualizar as constelações de Órion e Cruzeiro do Sul. E mais uma vez conseguimos visualizar o Planeta Júpiter com duas luas, é sem dúvida um espetáculo da natureza.

Clube de Astronomia Isaac Newton (CAIN).
(Revisão do texto Profº. Franklin)

Algumas imagens do nosso encontro:

























                                                     imagens capturadas por membros do clube.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

ASTRONOMIA DOS ÍNDIOS

No encontro do dia 19/04/2017, dia do Índio, o CAIN (Clube de Astronomia Isaac Newton), assistiu a uma palestra ministrada pelo professor Cássio Fagundes, que homenageou os Índios brasileiros. Na palestra foi relatado como os índios brasileiros foram importantes para a astronomia no mundo.
Por incrível que pareça, os índios foram responsáveis pela descoberta da influência da Lua nas marés alta e baixa, dezoito anos antes de Galileu, onde afirmaram que as marés não eram influenciadas​ pela lua. Só 75 anos depois o astrônomo consagrado Isaac Newton demonstrou que as marés eram causadas pela atração gravitacional do Sol, e principalmente da Lua sobre a superfície da Terra. E o mais impressionante de tudo foi que os índios descobriram isso tudo sem nenhum tipo de telescópio, binóculo ou luneta, tudo a olho nu. E mesmo assim Galileu, que já tinha conhecido essas “tecnologias”, não conseguiu explicar corretamente o que causava esse fenômeno.
Logo após a palestra, o Clube fez uma breve observação de algumas constelações, como Cruzeiro do Sul e Orion, e os membros do Clube foram mais uma vez presenteados​ com a presença do Planeta Júpiter, que era um dos mais brilhantes no céu.


Clube de Astronomia Isaac Newton (CAIN).
(Revisão do texto Profº. Franklin)


Algumas imagens do nosso encontro:













Imagens capturadas por membros do clube.

terça-feira, 11 de abril de 2017

PALESTRA DA LUA


No dia 10 de Abril de 2017 tivemos mais um encontro com os membros do Clube Isaac Newton (CAIN), onde assistimos a uma palestra ministrada pelo Prof.Cássio Fagundes coordenador do clube. 
O principal assunto discutido na palestra foi a nossa "LUA", onde aprendemos várias curiosidades sobre ela. Logo após a palestra, os membros do clube, junto com os alunos da escola, contemplaram a beleza da incrível "LUA CHEIA", que veio acompanhado do Planeta Júpiter que está em oposição. Ou seja, situado do lado oposto ao sol. Neste período de oposição de Júpiter é possível visualizá-lo a olho nu, ou até mesmo suas luas através de Binóculos ou Telescópio.
 
Clube de Astronomia Isaac Newton (CAIN).
(Revisão do texto Profº. Franklin)
 

Fonte:http://www.galeriadometeorito.com/2017/04/ao-vivo-oposicao-emaxima-aproximacao-de-jupiter.html



                         Algumas das imagens de nosso encontro: 

imagem da lua vista por um telescópio.

imagem capturada por um smartphone.


 
 
 
Fotos tiradas por membros do Clube.




Seminário sobre Buraco Negro

Na última sexta-feira dia 13 de Setembro às 15h30min o Clube de Astronomia Isaac Newton se reuniu na sala informática para mais uma reunião...