O Clube de Astronomia Isaac Newton foi criado em 23 de Novembro de 2015 na Escola Estadual Fernandina Malta, 12º GERE, Rio Largo/AL, vinculado ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima (CEPA), tem como coordenador, Prof. Cássio Fagundes.
sexta-feira, 29 de abril de 2022
Seminário sobre Buraco Negro
Seminário: sobre Nascimento e Morte das Estrelas
Também nesse mês de Abril tivemos a apresentação do seminário "Morte e Nascimento das Estrelas" apresentado pelos alunos membros do Clube de Astronomia Isaac Newton.
Nascimento e morte das estrelas: uma explicação de explodir a mente!
Você sabia que as estrelas não são imortais e que nem sempre estiveram ali no céu? É difícil imaginar como uma estrela nasce e morre. Saiba mais sobre o seu ciclo de vida.
Quando olhamos para um céu tão infinito e vemos tantas estrelas com sua beleza inigualável, temos a impressão de que elas sempre estiveram ali, não é mesmo? Mas não, as estrelas não são imortais, até mesmo elas nascem e morrem. Sabe-se que a formação destes astros luminosos é uma só, e que por isso, o ciclo de vida das estrelas pode variar em bilhões de anos. Já a sua morte, pode acontecer de três maneiras diferentes, desfechos esses que parecem inclusive filme de ficção científica, com direito a explosões, mutações e até mesmo buracos negros.
Berçário estelar
Uma estrela nasce a partir de uma nuvem gigantesca de gás e poeira que começa a se concentrar no espaço em uma determinada região chamada de "berçário estelar". Conforme acontece um aumento de temperatura e condensação, as partes externas da nuvem começam a se desprender e girar em torno de si mesmas, virando uma espécie de disco. Após o aumento da temperatura e da densidade desse disco, os núcleos de hidrogênio acabam de fundindo, formando hélio e liberando energia, ou seja, o início da fusão nuclear que completa o nascimento de uma estrela. O astro luminoso começa a queimar o combustível que o alimenta por todo o seu ciclo de vida, é o caso do hidrogênio e depois o hélio. Esses dois gases sustentam esse enorme reator nuclear, sendo uma verdadeira fábrica de luz natural, que são as estrelas no céu.
Ciclo de vida de uma estrela
Uma vez que o combustível natural de um astro luminoso acaba e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro, o reator nuclear é "desligado", ou seja, a estrela não consegue mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo, e ela acaba explodindo, um fenômeno chamado de supernova.
Fonte:https://www.tempo.com/noticias/actualidade/nascimento-e-morte-das-estrelas-uma-explicacao-de-explodir-a-mente-astronomia.html
Clube de Astronomia CAIN.
OBSERVAÇÃO ESPACIAL COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL FERNANDINA MALTA.
Na quarta feira de 06 de Abril do corrente ano, após o "SEMINRÁRIO SOBRE AS FASES DA LUA" aproveitamos e fizemos uma observação espacial do nosso satélite natural.
"Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, do impacto de um grande corpo celeste com o planeta, e desde então realiza a sua órbita ao redor dele e também do Sol. A forma como a luz solar incide sobre a sua superfície e como a enxergamos da Terra produz as diferentes fases da Lua. Além disso, ela interage com o nosso planeta e dá origem às marés e aos eclipses."
"Resumo sobre a Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
Está a 384.400 km do planeta, e a cada ano se afasta 3,78 centímetros.
Apresenta uma exosfera fina e frágil, e sua estrutura é composta por crosta, manto e núcleo.
Sua superfície está repleta de crateras de impacto, fragmentos de rocha e poeira.
Crateras preenchidas com lava no passado deram origem a pequenas elevações (marias) nela.
Formou-se, há 4,5 bilhões de anos, do impacto de um enorme meteorito na Terra.
A forma como enxergamos a sua iluminação da Terra constitui as suas fases.
Sua interação com o planeta produz fenômenos como as marés e os eclipses.
Estudos revelam aspectos importantes desse astro, como sua composição química."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lua.htm
Prof.° Cássio Fagundes.
Seminário sobre Buraco Negro
Na última sexta-feira dia 13 de Setembro às 15h30min o Clube de Astronomia Isaac Newton se reuniu na sala informática para mais uma reunião...
-
No dia 19 de maio, os alunos da Escola Estadual Fernandina Malta, participaram das Olimpíadas Brasileira de Astronomia (OBA2017). As provas...
-
EQUIPE "ASTRONOMIA" NA PRIMEIRA MOSTRA CIENTÍFICA DA ESCOLA ESTADUAL FERNANDINA MALTA No dia 21 de Novembro de 2017 , a lunos d...
-
Na quarta feira de 06 de Abril do corrente ano, após o "SEMINRÁRIO SOBRE AS FASES DA LUA" aproveitamos e fizemos uma observação e...